O tema é um assunto que causa muita paixão e ódio no designer de moda, principalmente naqueles que ainda estão no processo de aprendizado. Mas, buscando uma forma de racionalizar algo que pode ser tão abstrato e subjetivo, os designers desenvolveram o recurso da Ambiência de moda. Alguns a chamam de Quadro Imaginário, Painel Iconográfico ou Painel Temático, mas todos os termos se referem à mesma estrutura.
Exemplo de Ambiência de moda/ Reprodução
A Ambiência de moda é feita por colagens de imagens, podendo conter também amostras de materiais e de cores, bem como esboços e desenhos e até palavras-chave. Ela pode ser feita manualmente ou computadorizada e quantas vezes for necessário até se chegar a uma ideia que traduza sucintamente (e visualmente) o conceito que se pretende passar com a coleção.
O tema escolhido geralmente não é abrangente, uma vez que se perderia o poder de coesão num contexto muito amplo, assim, a ambiência tem a função de fazer um recorte para um subtema, proporcionando referências sensoriais suficientes para o trabalho do designer.
Painel Temático, croquis e coleção de Marcelo Sommer/ Reprodução
É a partir da ambiência que devem sair todos os elementos que compreenderão a coleção, desde a cartela de cores até a escolha da textura eefeito dos tecidos, assim como vemos na ambiência utilizada por Marcelo Sommer para coleção Outono/Inverno 2009. Perceba o enfoque dado ao tema escolhido, os desenhos dos azulejos, as casas de três andares tradicionais, o Museu Rembrandt, alguns croquis e desenhos técnicos, todos inspirados no tema Amsterdan. Dessa construção visual saíram as formas de círculos bidimensionais, as cores e estampas usadas no desfile.
Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP
Uso. Sempre meu painel semântico para indetificação do perfil antropológico, e sua relação com os nixos de mercado e produto. Jorge Silva.
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