Moda: Costurando uma carreira de sucesso!

Moda: Costurando uma carreira de sucesso!


Gostar de moda, todo mundo gosta. Quem não gosta de desfiles famosos ou das roupas que as celebridades usam acha que está ignorando a moda, mas não está. A moda não é só o que está na moda, é o estilo. E estilo todo mundo tem o seu, não é?
Mas entre gostar de moda e cursar uma faculdade de moda há um grande caminho. É preciso gostar não só de consumir, mas de produzir e de pensar moda. O estudante de moda aprende a criar e comercializar roupas e acessórios. O curso ensina a desenhar roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e a definir os estilos e modelagens.
Durante o curso o aluno analisa tendências de comportamento para desenvolvercoleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos, responsabilizando-se pela aquisição de matérias-primas e estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções.
Alguns cursos focam mais na gestão da moda e ensinam os estudantes a pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas.
Onde você pode atuar:
Consultoria
Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos de acordo com o tipo físico e as características pessoais.
Coordenação
Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.
Design
Criar roupas (estilismo), jóias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).
Fotografia
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.
Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.
Modelagem
Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.
Produção
Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.
Vale a pena?
Vale! A indústria da moda continua crescendo desde os anos 1990 quando conquistou maior espaço nos mercados nacional e mundial. O número de cursos de graduação no país nessa área não para de crescer. Segundo reportagem do Guia do Estudante, no Senac -SP, o nível de empregabilidade dos alunos chega a 90%.
O campo da consultoria em tendências de moda para objetos de consumo, como celulares e players, está bem alta. O planejamento e o gerenciamento de marcas, baseados em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes. E quem quer trabalhar com consultoria também tem um bom mercado de trabalho pela frente, muitas pessoas e empresas procuram esses profissionais para orientar pessoas a se apresentar adequadamente em diferentes situações.
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