Selo feito para as roupas que atesta a "sustentabilidade"

Selo feito para as roupas que atesta a "sustentabilidade"

Por TOM ZELLER Jr.

Um grupo chamado Sustainable Apparel Coalition (coalizão para roupas sustentáveis) está desenvolvendo um banco de dados que classifica o impacto ambiental de todos os fabricantes de roupas, além de seus componentes e processos.
A coalizão espera produzir um selo de "sustentabilidade" que seria costurado nas roupas. A etiqueta exibiria uma nota, mostrando para os consumidores o custo ambiental do produto que estão adquirindo.
Empresas de mercado médio, como Wal-Mart, J.C. Penney, H&M e Hanes, fazem parte da coalizão, juntamente com fabricantes de roupas esportivas, que, tradicionalmente, têm maior preocupação ambiental, como Patagonia e Timberland.
Inicialmente, a coalizão quer ajudar empresas individuais a limpar suas cadeias de fornecimento. As empresas concordaram em enviar dinheiro, e as companhias maiores foram solicitadas a dar capital inicial para apoiar o desenvolvimento de uma ferramenta de indexação de sustentabilidade. Rick Ridgeway, que dirige esforços de sustentabilidade para a Patagonia e é presidente da nova coalizão, estimou que o grupo gastará US$ 2 milhões até o final de 2011 para desenvolver a ferramenta.
A natureza obscura da cadeia de fornecimento de roupas, há muito tempo, é uma preocupação de diversos grupos ambientalistas, incluindo o Greenpeace.
"A cadeia de fornecimento de roupas é longa e complexa, e nossas companhias -empresas de marca- não possuem as instalações de produção e fábricas", disse Huantian Cao, professor de estudos de moda e vestimenta na Universidade de Delaware.
A ferramenta da coalizão pretende ser um banco de dados de notas atribuídas a todos os atores no ciclo de vida de uma vestimenta -plantadores de algodão, fabricantes de tecidos sintéticos, fornecedores de tinturas e donos de tecelagens, assim como embaladores, transportadores, varejistas e consumidores- com base em uma diversidade de medidas sociais e ambientais como o uso de água e terra, eficiência energética, produção de lixo, conteúdo químico, gases do efeito estufa e práticas trabalhistas.
A coalizão também está trabalhando com o Sustainability Consortium (consórcio de sustentabilidade), que desenvolve medições e padrões de relatórios sobre sustentabilidade em muitas categorias de produtos.
Mas os consumidores só poderão ver um selo de sustentabilidade nas lojas daqui a algum tempo. "Os membros da coalizão veem a necessidade e o valor de uma classificação de produtos para informação do consumidor", afirma o grupo em seu site.
"No entanto, eles estão cientes da complexidade para se chegar a uma nota numérica."
Jeffrey Swartz, executivo-chefe da Timberland, diz que está otimista de que o selo será apenas uma questão de tempo.
"Isso vem realmente preencher um vazio", disse Swartz. "Em última instância, vai colocar o poder nas mãos dos consumidores, porque a indústria de confecções está dizendo bem alto: 'Vamos encontrar uma maneira de revelar para vocês o que está por trás desta decisão de compra -além de cor, tamanho e estilo'.

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  1. Sustentabilidade é tendência rs ...
    parabéns pelo blog!!!
    Boa noite.

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